Qual foi o primeiro País a Mudar do Socialismo para o Capitalismo?

Muito provavelmente o primeiro País a “abandonar” o Socialismo foi Israel

A economia israelense foi inicialmente fundada em fazendas e indústrias de propriedade comunal, chamadas Kibutz. As pessoas que moravam na comunidade possuíam coletivamente os ativos produtivos ali, elegiam gestores, faziam acordos com outras comunidades e além. 

Você provavelmente já ouviu falar da Modragon na Espanha, a empresa de propriedade coletiva. É realmente uma cópia do que os israelenses vêm fazendo desde 1909, com algum sucesso.

Recomendado: Qual é o melhor conselho de vida que você daria a uma Pessoa?

Foi um sucesso moderado, mas não na escala de uma nação inteira. Acontece que, embora a propriedade coletiva funcione bem com pessoas que querem se engajar na administração da empresa, a maioria da população quer apenas um emprego estável, onde as responsabilidades do dia terminam quando você bate o cartão na saída. O sistema funciona bem com pessoas que querem mais do que isso e mal com pessoas que não querem.

Kibutzes ainda existem em Israel, cerca de 127 mil pessoas, que contribuem com 9% da produção industrial israelense e 40% da produção agrícola. No entanto, o estado mudou amplamente para outras formas de administrar a economia no início dos anos 1950.

0 Comentários

Deixe um comentário