Futebol Amador: Tem coisas que só acontecem aqui…
Não há como negar que o futebol amador está crescendo e crescendo muito.
Mas também não há como negar que ele, muitas vezes, é movido por superstições e emoções ao invés da razão.
E quando isso acontece, só tem um final: O cômico. Torcedores, juízes e jogadores
protagonizando histórias e curiosidades divertidíssimas que só um futebol não profissional pode
ter e esse é o meu objetivo nesse artigo, contar para você várias curiosidades que o futebol
amador do Brasil possui.
Curiosidade do Futebol Amador
1° No futebol amador do interior da Bahia, o Corinthians achou um bom goleiro e queria levá-lo
para se tornar profissional. Porém o salário dele no time atual era de 5 mil mensais e no
Corinthians seria de 2 mil mensais. Ele acabou recusando, não só por causa do salário, mas
também por causa da família.
2° No futebol do amazonas, o calendário dos clubes profissionais que não disputam nenhuma competição nacional é menor do que o calendário dos clubes amadores. O Calendário profissional vai até Julho e o amador dura o ano todo e as premiações também são maiores no futebol amador do que no futebol profissional. Esses são os principais motivos de jogadores com capacidade para se tornarem profissionais, continuam a escolher o futebol amador.
3° A Copa Kaiser, maior copa amadora do Brasil, que acontecia no Estado de São Paulo, em diversas oportunidades atuou como a Copa São Paulo de Futebol Junior da Várzea. A diferença é que a Copa Kaiser dava a oportunidade para jogadores de todas idades e a Copa SP é só até a categoria Junior (Sub 20). A Copa Kaiser já revelou para o futebol profissional jogadores como Leandro Damião e Ricardo Oliveira, ambos já passaram pela seleção brasileira.
4° A maioria dos jogadores do futebol amador ganham seu salário por jogo e não por mês. 5° Na final da Copa Kaiser de 2013, o clube Família 100 valor, entrou em campo com 4 irmãos. Esse clube realmente fazia jus ao nome.
6° Os principais organizadores dos torneios amadores são os donos de bar. Mas por que? Porquê essa é a principal combinação, futebol e cerveja. A maioria dos times, depois de uma partida, vão para o bar que normalmente fica ao lado do campo, para poder tomar aquela cerveja gelada e se tiverem ganhado o jogo, ainda rola um churrasquinho.
7° O maior registro de torcida do futebol amador de SP foi registrada pelo RankBrasil e ocorreu na final da Copa Kaiser de 2012. A final foi realizada no Estádio do Pacaembu e teve um público de 21 mil pessoas (Contadas, depois desse número, a organização parou a contagem).
8° O maior público já registrado no futebol amador brasileiro, é do futebol amador do Amazonas. O torneio de Manaus lotou o estádio Vivadão em 2009. O estádio tem capacidade para 43 mil pessoas.
Essas são algumas das muitas curiosidades que o futebol mais charmoso e adorado do Brasil possui.
Fique por dentro das notícias do Futebol Amador